Você sabe porque as latas de coleta seletiva são coloridas? E o que exatamente podemos jogar nelas, você sabe? Se não sabe, vem com a gente descobrir.
Você já deve ter visto na sua cidade algumas latas/lixeiras de lixo coloridas, comumente nas cores vermelho, amarelo, verde e azul, mas você já se perguntou porque elas são coloridas? Então, as cores facilitam na hora da coleta seletiva, porque assim fica muito mais fácil identificar a lixeira adequada para você jogar seu lixo.
Lixeira Amarela: Metal
A lixeira de cor amarela tem como destinação os resíduos de metal, como latas de bebidas e alimentos, ferragens e esquadrias, fios elétricos; arames e chaves; panelas e bandejas; objetos de metal em geral (alumínio, cobre, aço). Todos esses materiais são materiais que podem ser reciclados e devem ser colocados na lixeira de cor amarela, porém há objetos de metal que não podemos colocar nesta lixeira, como: esponjas e palhas de aço, latas de aerosóis, latas de produtos tóxicos (tinta, inseticida e pesticidas), porque são materiais que não conseguimos reciclar, são denominados como rejeitos. Os rejeitos são materiais não reutilizáveis e são destinados para aterros sanitários.
Lixeira Vermelha: Plástico
A lixeira vermelha tem como destinação os materiais de plástico. O plástico é um dos resíduos mais produzidos pelo ser humano, um dos mais fáceis de se reciclar, porém o que mais gera poluição no planeta devido ao excesso e a falta de reciclagem. Quando utilizamos algo de plástico e reciclamos ou compramos algo de plástico reciclado, estamos ajudando imensamente o nosso meio ambiente.
O plástico é um material que se você olhar em sua volta na maioria das vezes predomina, devido a isso a coleta seletiva e reciclagem desse material é extremamente importante. Ele está no shampoo, detergente, vasilha, lixeira, copos, garrafas, em infinitas coisas! Mas assim como vimos que há metais que não podem ser reciclados, o plástico também possui suas exceções, como: adesivos, placas de raio-x, acrílico, espumas, embalagens metalizadas (salgadinhos e doces).
Lixeira Verde: Vidro
A lixeira de cor verde da a destinação para materiais de vidro, o vidro reciclado consegue praticamente seu total reaproveitamento, pois possui basicamente toda característica de um vidro comum, podendo ser reciclado muitas vezes sem perder suas qualidades. A reciclagem do vidro inicia com a sua separação por cores: âmbar, verde, translúcido e azul. Essa separação garante maior qualidade e características na hora da reciclagem.
Os vidros que podemos reciclar são: garrafas (suco, cerveja, refrigerantes), potes de alimentos ou frascos, jarras, copos, vidros planos e lisos, fragmentos e cacos. Como toda regra tem exceção, vamos as exceções do vidro: lâmpadas, espelhos, ampolas, vidro temperado, cerâmicas. Esses materiais possuem uma destinação diferente das demais.
Dica: Caso haja vidros quebrados em seu saco de lixo doméstico, avise aos coletores, deixe um recado no saco, escreva no saco. Enrole-os sempre em jornais, papéis, coloque-os em caixas. Use usa criatividade desde que proteja e informe aos coletores para que não se machuquem na hora da coleta.
Lixeira Azul: Papel
Enfim, chegamos a lixeira azul. Ela é responsável pela coleta de resíduos de papel, nela podemos colocar papel, papelão, revistas, impressos em geral, cartolinas, envelopes, sacos de papel, entre outros. O papel reciclado possui quase todas suas características e qualidades, assim como o vidro, podendo ser reutilizados de diversas formas. Os tipos de papéis que não conseguimos reciclar são: papeis engordurados ou sujos, fitas e etiquetas adesivas, papeis metalizados, papel vegetal.
Além dessas latas/lixeiras de lixo, existem outras de diversas cores para diferentes resíduos:
Por: Caroline Sampaio Peixoto