Coleta Seletiva – O que é?

Coleta Seletiva – O que é?

A coleta seletiva é a divisão do nosso lixo em tipos de materiais, tais como plásticos, metais, papel, orgânico e vidro, com o objetivo de otimizar o processo da destinação desse material.

O plástico, o papel, o metal e o vidro, são os tipos de seletiva mais comuns, os que mais são vistos pelas cidades, devido a esses materiais serem os “principais” para as associações. As associações de catadores é a segunda etapa do processamento do lixo selecionado, falaremos dela a frente.

Além desses tipos de materiais principais, há cerca de outros seis tipos de materiais a participarem desse projeto de acordo com a CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente), que estabeleceu as seguintes cores para os contentores de materiais:

  • Marrom: resíduos orgânicos;
  • Preto: madeiras;
  • Cinza: materiais não reciclados;
  • Branco: lixo hospitalar;
  • Laranja: resíduos perigosos;
  • Roxo: materiais radioativos.

Como é realizado a separação dos materiais?

A separação do material começa em casa, em sacos separe o seu material como garrafas pets, latas de refrigerantes, papelão, papeis, vidros etc. Os materiais precisam estar limpos, sem sujeira de alimentos, caso esteja sujo ele não pode ser reciclado e para facilitar a sua destinação, o ideal é que cada tipo de resíduo esteja em um único saco, sem misturar. (papel com papel, papelão. Vidro com vidro. Metal com metal e assim vai)

Há locais especificos para as coletas conhecidos como Pontos de Coletas  (Acesse aqui) esses locais contam com os contentores já caracterizados e identificados de acordo com a CONAMA, é só chegar no local e colocar o seu resíduo no coletor correto.

Esse material irá para as associações de catadores (que eu citei lá em cima), essas associações fazem a triagem do material, separa o que será útil para reciclagem e o que não for é considerado como rejeito (não presta pra nada) e é separado para ser levado para o Aterro Municipal de Manaus. O material reciclado pode ser vendido para empresas que o usam em sua produção (normalmente é o plástico, papelão) ou pode ser usado em artesanato e assim acontece a reciclagem.

O que o material precisa para ser reciclado?

Nem todo papel pode ser reciclado, ou plástico, ou vidro. O material precisa ter alguns requisitos e antes que você pense, não é frescura ou querer por dificuldade, imagina o quão difícil seria fazer o aproveitamento de uma caixa de BIG MAC extremamente suja de molho?! É basicamente sem condições! Então presta atenção nos requisitos a seguir para garantir a reciclagem do seu material:

  • Plásticos: lave-os para que não fique restos de produtos, principalmente se for shampoos/sabonetes. Esse liquido pode comprometer a reciclagem do vasilhame e se vazar dentro da lixeira, pode comprometer os demais.
  • Vidros: lave-os e retire as tampas, que normalmente são de plástico ou de metal e já entram em outra destinação;
  • Metais: se for latinha, passe uma água e amasse-as. Isso facilita o armazenamento.
  • Papeis: guarde-os diretamente em um saco plástico até atingir a quantidade que você deseja mandar para a reciclagem.

Lembre-se que quando você realiza a coleta seletiva ou recicla algum material, você está agindo em prol do meio ambiente, para que você cresça e evolua em um ambiente bem conservado, você precisa fazer a sua parte. Ainda que pequena, ela faz a diferença! Afinal de contas, você gostaria de ser mais um a poluir ou ajudar?

 

CHAME via WhatsApp