O que posso descartar na Caixa de Entulho?

O que posso descartar na Caixa de Entulho?

A maior dúvida dos nossos clientes é saber o que pode ser colocado na Caixa de Entulho. A caixa coletora é a solução ideal quando o assunto é descarte seja ele feito em obras, limpezas, mudanças, entre outras situações onde há a sobra de resíduos. Para a remoção desses necessário contratar um serviço de uma empresa especializada em remoção e caçambas estacionárias para fazer o descarte correto. Antes disso, porém, alguns cuidados são indispensáveis, como saber quais são os tipos de lixos que podem ser agrupado e como devem ser descartados.

Resíduos Classe II A e B

Os resíduos possuem diferentes classes, para cada classe há uma licença diferente para a liberação da coleta. A S.A. Entulho trabalha com a coleta de resíduos Classe II A e B, também conhecidos como resíduos Não Inertes e Inertes, que podem apresentar uma das propriedades: combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em água.

Os resíduos Não Inertes ou Classe II A, são os que possuem baixa periculosidade, mas que ainda oferecem capacidade de reação química em certas situações. Essa classe de resíduo é composta por vidros, papéis, metais e orgânicos, podendo ser levados para aterros sanitários licenciados ou para a reciclagem, dependendo da situação do resíduo. Exemplos:
 materiais orgânicos da indústria alimentícia, lamas de sistemas de tratamento de águas, limalha de ferro, poliuretano, fibras de vidro, resíduos provenientes de limpeza de caldeiras e lodos provenientes de filtros, EPI’s (uniformes e botas de borracha, pó de polimento, varreduras, polietileno e embalagens, prensas, vidros (para-brisa), gessos, discos de corte, rebolos, lixas e EPI’s não contaminados.

Os resíduos Inertes ou Classe II B, são os que possuem baixa capacidade de reação, pois não sofrem muita alteração com o passar do tempo, também são destinados para aterros sanitários adequados e licenciados para este tipo de resíduo assim como também podem ser reciclados. Esses resíduos são o entulho, sucata de ferro.

“Posso colocar tudo junto?”

Nem sempre os resíduos podem ser misturados, ainda que haja a separação desse material, há alguns resíduos que danificam os outros que possuem a possibilidade de reciclagem. Dentro dos grupos existentes de entulho, está o primeiro conjunto, com: concreto, massa, cimento, areia, fragmentos e pedras, resíduos recicláveis ou suscetíveis ao agrupamento de novos materiais. Todos esses materiais podem ser descartados juntos e dentro de uma caçamba estacionária. No segundo tipo de lixo estão: plástico, papel, papelão, madeira e vidro, por exemplo, que dependendo da situação também podem ser descartados juntos. Por último, vêm as sobras de produtos difíceis de serem reutilizadas, como restos de solvente, tinta, óleos e materiais contaminados. Esses, definitivamente não podem estar dentro de uma caçamba comum, e precisam de uma destinação correta e precisam de uma empresa licenciada para esses tipos de resíduos, que já não fazem parte da Classe II A e B.

É importante, sobretudo, entender que nem todo lixo é entulho. O lixo comum e doméstico, por exemplo, não é considerado entulho por não se enquadrar em nenhum desses grupos, além de oferecer o risco de contaminação se misturado com restos orgânicos, por exemplo. Por isso, não pode e não deve ser descartado dentro de uma caçamba. Para isso, existem outros métodos de descarte, como a recolha da prefeitura, coleta seletiva e outras destinações particulares.

Além disso, como a caçamba é contratada de forma privada, seu uso é exclusivo para o entulho de obra de seu gerador e outros resíduos que não seja lixo domiciliar, não podendo ser aproveitada por terceiros sem autorização do locatário ou por restos de outras obras, afinal, ela não é pública só porque está estacionada na rua.

Por: Caroline Sampaio

CHAME via WhatsApp