A estimativa de decomposição de uma sacola biodegradável é de 180 dias enquanto a sacola comum é de 100 anos. porém não são todos os plásticos biodegradáveis que se decompõem dentro do tempo esperado, segundo Euronews.
Para a realização do teste, a cientista marinha Imogen Napper usou uma variedade de sacos plásticos para estudar como eles se degradavam em diferentes ambientes como solo, mar e etc.
O resultado foi que nem todos desaparecem completamente em todos os ambientes. Em contrapartida o Diretor Executivo da European Bioplastics, Hasso von Pogrell, afirma que nem todos os sacos usados pela cientista eram biodegradáveis e sim compostáveis, onde possuem diferença.
Estes sacos muitas vezes têm de ser colocados num local específico para que consigam ser destruídos; o que pode ser um compostor industrial onde há muito calor e muita humidade.
Hoje comumente encontramos materiais descritos como biodegradáveis, mas a verdade é que não se pode descartar o material de qualquer maneira por ele ser “biodegradável”, ainda sim é poluição.